OS PILARES DA CAISAC
Em conformidade com o objeto ou missão da CAISAC (ver OBJETIVOS), pretendemos – através de intercessão, mediação ou mesmo angariação e redistribuição de fundos sob supervisão – apoiar iniciativas de mérito em áreas que necessitam ainda de grande ajuda para iniciação ou reestruturação, transformação ou, simplesmente, melhoria. Aqui descrevemos sumariamente as áreas, por assim dizer, identificadas e selecionadas como merecedoras de intervenção pela CAISAC, as quais apresentamos como "OS PILARES DA CAISAC":
(As esferas inseridas ao lado esquerdo dos títulos nas imagens, são os elementos gráficos pertencentes à marca da CAISAC no logotipo, as quais correspondem a cada um dos 3 pilares)
A população residente em Cabo Verde é de 498 063 indivíduos de acordo com o CENSO 2021 dividida em nove ilhas. Trata-se de um país jovem com uma média de idade de 26 anos. É um arquipélago com fracos recursos económicos e financeiros onde 13% da sua população vive em situação de pobreza extrema (com menos de 1,9 dólares por dia) dados avançados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística). O turismo representa a maior fonte de rendimento do país, 25% do produto interno bruto, setor bastante afetado pelas crises sanitárias e económicas.
Cabo Verde é um país de clima tropical seco, onde as chuvas são raras e sofre influencias diretas do deserto do Saha. A mudança climática que hoje o mundo vive é sentida aqui no país através da seca que já dura quase uma década. O sol brilha durante todo o ano, o mar banha todas as ilhas e com esses dois recursos é possível alavancar o país e torná-lo num sítio prazeroso, sem poluição e altamente sustentável
A cultura é a expressão genuína de um povo. O seu modo de falar, a sua hospitalidade, os seus hábitos alimentares, a sua música, enfim a sua vivência no geral e Cabo Verde, sendo um país arquipelágico, possui uma riqueza cultural bastante diversificada e bonita. A nossa música é sem dúvida o expoente máximo com a MORNA reconhecida muito recentemente como património imaterial da Humanidade. Outras manifestações culturais - por exemplo, como o Batuku, Funana, Katxupa, etc - estão em estudo com a vista a merecer tal reconhecimento internacional como a Morna.